• O Presidente da Comissão da Participação Civica e Politica do Conselho das Comunidades Portuguesas, Paulo Marques, membro fundador da Civica Mundi, reune a Comissão em Lisboa dia 11 & 12 de Novembro de 2013.

    DSC03930.JPG

    votre commentaire
  • Tera lugar pelo segundo ano o encontro de Luso Eleitos no mundo dias 24 a 26 de Outubro.

    Os membros da Civica Mundi desejam um bom trabalho.

    Até la !

    Um abraço Lusitano.


    votre commentaire
  • O realizador do filme «A Gaiola Dourada» recebeu no sábado, em Paris, o «Troféu Luso-Cidadão», uma distinção da «Cívica», associação de eleitos de origem portuguesa, pela visibilidade que deu à comunidade portuguesa em França.

    «Recebo este prémio com muito orgulho», afirmou o realizador à agência Lusa após ter recebido o troféu.

    Ruben Alves disse ser «gratificante» ter conseguido chegar a um elevado número de pessoas «através de uma história pessoal».

    O presidente da «Cívica» revelou que a escolha do vencedor do «Troféu Luso-Cidadão» de 2013 foi unânime.

    «Para nós, «Cívica», foi muito oportuno falar dos portugueses e que os franceses tenham tido a oportunidade de entrar em casa dos portugueses e de conhecer essa parte escondida e não visível da comunidade portuguesa», explicou Paulo Marques.

    O dirigente associativo explicou que este prémio foi uma forma de agradecer a Ruben Alves por ter posto a comunidade portuguesa em evidência, «com risos, choros, lágrimas e com muito humor».

    «A seis meses das eleições autárquicas, haver um filme que possa pôr «à la lumière» [em evidência] a comunidade portuguesa e a sua realidade genuína deu-nos a oportunidade de podermos fazer um trabalho dinamizador», acrescentou.

    Por seu lado, o realizador luso-descendente ficou «surpreendido» com a recepção que o filme teve em Portugal e admitiu que não estava à espera de «todo o acolhimento» que teve.

    «Estou muito feliz porque dá uma outra imagem da emigração aos portugueses de lá [de Portugal], porque afinal no filme há uma «portugalidade», uma alma portuguesa que qualquer português no mundo pode sentir», disse o realizador.

    Ruben Alves reconheceu que o filme surgiu numa altura em que se assiste a uma nova vaga de emigração, mas que nada tem que ver com a emigração dos anos sessenta e setenta que é retratada no filme.

    «É diferente, e a verdadeira diferença entre esta emigração [retratada no filme] e a de agora é a esperança. Antigamente havia esperança. Eles iam para fora para encontrar um trabalho melhor. Hoje em dia já é mais complicado porque vão embora de um país onde já não têm possibilidades nenhumas, onde já não há esperança, ou há muito pouca, é complicado. Então vão para fora porque não têm qualquer hipótese. Claramente não é a mesma coisa», considerou.

    Ruben Alves admitiu que provavelmente a nova emigração não se vai rever em algumas das situações retratadas na «Gaiola Dourada», mas confessou haver algo de comum às duas gerações de emigrantes: «a alma portuguesa».

    «O ser português não se explica, é algo que temos em nós. Esta nostalgia, fatalidade e maneira de viver que sobressai no filme com esta família», concluiu.

    O «Troféu Luso-Cidadão» foi criado em 2010, na comemoração dos dez anos da associação «Cívica», com o objetivo de homenagear iniciativas privadas, associativas, ou artísticas que evidenciem de forma positiva a comunidade portuguesa residente em França.

    Lusa

     

    DSC05919.JPG

    votre commentaire
  • Varios Luso eleitos no mundo vão participar ao Open de Golfe França-Portugal a realizar em Paris. Inscreve-se para o torneio ou para os momentos festivos, ateliers (um atelier Civica Mundi) e iniciações ao Golfe.

    solicite informações atravez do civica@hotmail.fr

    affiche golf 2013 mag

    votre commentaire
  •  

    A Sociedade Histórica da Independência de Portugal acolhe no seu palácio a rede de Luso-Eleitos no mundo, CivicaMundi, em dia do 372° Aniverasrio da Restauração da Independência, 1 de Dezembro de 1640.

    Lisboa, 01 de Dezembro de 2012 :  

    A civicamundi passa a ter a sua sede social a partir de hoje, 1 de Dezembro  de 2012, no Palácio da Independência,  Largo de São Domingos, Lisboa.

    O Palácio da Independência è um dos mais representativos exemplos seiscentistas da área urbana de Lisboa com uma localização privilegiada e beneficiando de bons acessos para todos os que se predispõem à sua visita.

    A CIVICAMUNDI instalada no Palacio da Independência encontra-se inserido em pleno centro histórico da cidade, a noroeste da Praça. do Rossio e do Teatro Nacional D. Maria II, dando para a igreja de S. Domingos e flanqueado pelas Escadinhas da Barroca, e Rua das Portas de Santo Antão.

    “A Sociedade Histórica da IndependeÌ‚ncia de Portugal fundada em 1861, por quarenta patriotas anti‐iberistas, tendo por objecto estatutário a defesa da IndependeÌ‚ncia, Identidade, Memória, Lıngua e Cultura do nosso velho Estado‐Nação, foi muito naturalmente que a nossa organização de luso eleitos no mundo solicitou o seu Presidente Dr José Alarcão Troni e os membros da SHIP no sentido de acolher a CivicaMundi. A CivicaMundi vai assim organizar, no centro de Lisboa, encontros de luso eleitos, visitas do Palacio, acolher os Luso eleitos de passagem...” diz Paulo Marques Co-fundador da CivicaMundi e Presidente da Civica em França.

    Os eis-Secretarios de Estado Deputado Antonio Braga, Deputado Carlos Gonçalves, Dra Manuela Aguiar e o Deputado Correia de Jesus são membros da Civica Mundi personalidades Portuguesas.  


    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique